Resinas Termoplásticas

RESINAS - TERMOPLÁSTICAS

O que são resinas termoplásticas?

Muito utilizada na produção industrial de diversos tipos de produtos plásticos, a resina polimérica termoplástica é incorporada no cotidiano para variados fins. Ela também é dividida em dois grupos: resinas termofixas/termorrígidas e resinas termoplásticas, que mudam de acordo com suas características de derretimento e fusão.

Mas afinal, qual a definição de resina termoplástica? É um polímero sintético que pode ser remoldado quando submetido a altas temperaturas. Na prática, isso pode ser feito por meio de processos de injeção, sopro, extrusão de chapas para rotomoldagem e termoformagem, e extrusão de perfis de extrusão de filmes.

fabricação de resinas termoplásticas é essencial para a indústria nacional e global. A versatilidade nos processos de produção e reciclagem é um dos principais motivos para isso. Inclusive, é um dos principais motivos para a resina estar substituindo a utilização de vidro e metal em diversos segmentos industriais.

Quais os tipos de resinas termoplásticas e suas aplicações?

Como falamos anteriormente, a resina termoplástica é facilmente moldada em altas temperaturas e pode ser processada muitas vezes. Isso significa que ela pode ser resfriada ou aquecida sem que ocorra modificações em sua estrutura química. Confira abaixo os principais tipos dessa resina!

Polietileno – PE

Fabricado com diferentes densidades e nas formas reticulada, linear e ramificada, o polietileno geralmente é utilizado na produção de itens de utilidades domésticas. Entre as aplicações desse composto estão: vasilhas, revestimentos de lata, potes, embalagens e sacos.

Além disso, essa resina também é utilizada na produção de acessórios de segurança, como coletes à prova de balas, e no isolamento de fios e cabos para o setor de energia e telecomunicações.

Polipropileno – PP

Ainda entre os exemplos de resinas termoplásticas encontramos o polipropileno. Também conhecido como PP, ele é atóxico, possui elevada resistência química e pode ser moldado facilmente. Também apresenta baixa absorção de umidade e boa resistência à fratura por flexão.

Outros destaques do polipropileno são resistência à flexão, estabilidade térmica e fácil coloração. A aplicação desse composto pode ser feita na fabricação de seringas, embalagens industriais, eletrônicos, brinquedos e automóveis.

Poliestireno – PS

O poliestireno tem boa transparência, fácil processamento e coloração. Essa resina também possui baixa resistência a intempéries e impactos, por isso, é utilizada em eletrodomésticos, peças automobilísticas, brinquedos e embalagens de alimentos. Sua polimerização acontece com o aquecimento de uma suspensão em água.

O PS é um polímero artificial versátil, por este motivo pode ser utilizado de três formas: como poliestireno comum (cristal), semelhante ao vidro, poliestireno de alto impacto, com alta rigidez, e isopor.

Policloreto de Vinila – PVC

Entre as resinas termoplásticas também destacamos o PVC, um material resistente a substâncias químicas, como ácidos, óleos, bases e antioxidantes. Por causa dessas características, ele costuma ser muito utilizado na fabricação de tubulações. Além do mais, possui excelente resistência mecânica.

Apesar de não ser possível processar o PVC em 100%, ele é um dos plásticos mais aplicados nas indústrias, seja na fabricação de brinquedos, embalagens e calçados, ou na construção civil.

Polietileno Tereftalato – PET

O PET é outra versão muito presente na indústria, devido às suas características de alto brilho, fácil moldagem e resistência, que permite maior segurança e proteção a alimentos. Ainda entre as vantagens, podemos destacar o design moderno e atraente que essa resina proporciona.

As embalagens de polietileno Tereftalato possuem sistemas de fechamento eficientes, que dão ao consumidor a capacidade de escolher como e quando irá consumir seus alimentos.

Etil Vinil Acetato – EVA

Para finalizar nossa lista de resinas termoplásticas trazemos o EVA, uma resina flexível e emborrachada com características adesivas e elementos à prova d’água. Ele é obtido por meio de um copolímero de etileno-acetato de vinila, usado em diversas aplicações, como laminação, brindes, placas expandidas, etc.

O Etil Vinil Acetato pode ser transparente, flexível e elástico, além de possuir elevada resistência a temperaturas baixas. Para além das aplicações acima, esse material pode ser usado em papéis, composições asfálticas e papelões.

Precisa de ajuda?